Aneel lança aplicativo sobre tarifas de olho na nova geração de consumidores

Aneel lança aplicativo sobre tarifas de olho na nova geração de consumidores

Ideia é aproximar a agencia reguladora de todos os consumidores, mas especialmente daqueles que cresceram em um mundo conectado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica lançou nesta terça-feira, 13 de novembro, um aplicativo para celular com informações detalhadas sobre a composição da conta de energia. Batizado de Aneel Consumidor, o aplicativo disponível para Android e IOS traz nesse primeiro momento informações em linguagem acessível sobre os custos que formam a tarifa, com o objetivo de atender a demanda por informação de uma geração de consumidores conectados. A etapa seguinte da equipe responsável pela ferramenta será a inclusão de dados sobre os tributos estaduais, federais e até mesmo municipais que incidem sobre a conta de luz.

“A questão dos impostos entra em um segundo momento, onde a gente vai identificar o ICMS de cada estado. Nossa equipe está fazendo um trabalho para unir a base de dados”, disse o diretor-geral da Aneel, André Pepitone. Ele lembrou que as informações já disponíveis mostram ao consumidor o quanto ele paga de subsídios criados por meios de políticas públicas. Essas políticas representam em 2018 um custo R$ 20 bilhões, lembrou Pepitone, durante a cerimônia de lançamento.

O superintendente de Mediação Administrativa da Aneel, Andre Ruelli, explicou que o aplicativo aproxima a agência reguladora dos millenials, geração de consumidores mais jovens que têm o habito de utilizar serviços por meio de plataformas digitais. “Temos informações importantes não só sobre bandeira tarifária, mas sobre a qualidade do serviço prestado. Informações sobre direitos e deveres dos consumidores para atingir essa geração que chega ao mercado de trabalho”, disse Ruelli.

Segundo o superintendente da Aneel, há uma preocupação da agência com o tempo de resposta a essa geração, que tem de ser mais rápido. “A gente está trabalhando com muito cuidado”, afirmou. O lançamento oficial do aplicativo foi feito em uma cerimônia com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.