ANP aprova revisão do Plano de Desenvolvimento do Campo de Azulão

ANP aprova revisão do Plano de Desenvolvimento do Campo de Azulão

Eneva estende duração do contrato até 2043 e está apta a iniciar a construção cluster de onde partirá o gás para a térmica de Jaguatirica II, em Roraima, visando o abastecimento elétrico a população da região

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou na última terça-feira (5) o novo Plano de Desenvolvimento do Campo de Azulão, na Bacia do Amazonas. O documento precisou ser revisado após a Eneva vencer leilão para suprimento de Boa Vista (RO) e regiões vizinhas, realizado em maio deste ano. O projeto prevê que o gás prospectado seja escoado em caminhões até usina termelétrica de Jaguatirica II, em Boa Vista (RO). A unidade também já está em construção e 117 MW de compromisso de entrega, para atendimento ao sistema isolado de Roraima.

Com a aprovação, a empresa estende a duração do seu contrato até 2043 e está apta a iniciar a construção e montagem da Estação de Produção (Cluster) e a Unidade de Tratamento de Gás (UTP) no local, bem como prosseguir com a perfuração de 4 poços. O documento descreve as atividades e os investimentos a serem realizados pelas concessionárias, desde o início ao fim do projeto, e é um importante instrumento de regulação. Por meio dele, a Eneva informou à Agência sua estratégia para o desenvolvimento e gerenciamento do campo. A expectativa é que a operação de Azulão comece em 2021.

A iniciativa representou 44% da potência contratada no Leilão e contempla uma redução de 36% nas emissões de CO2 em Roraima, e uma queda de 38% no custo de geração que estado representa para consumidores de todo o país, segundo a Eneva. A previsão é que a entrega de energia comece em 28 de junho de 2021, sendo o primeiro campo de gás natural a produzir na Bacia do Amazonas, abrindo um novo ciclo de desenvolvimento para a região.