Apagões ameaçam grandes eventos, diz Anace.

Apagões ameaçam grandes eventos, diz Anace.

Para a Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), os apagões dos últimos dias colocaram em xeque a segurança do sistema elétrico brasileiro e a realização de grandes eventos.
“Com a Copa e os Jogos Olímpicos seremos vitrine para o mundo e esse foi um sinal de alerta, principalmente porque envolveu cinco das cidades sede dos Jogos: Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e São Paulo”, afirma Carlos Faria, presidente da Anace.
Como o governo está focado na construção dos estádios, a questão da infraestrutura acaba ficando em segundo plano. “Falta investimento em equipamento, manutenção e capacitação dos profissionais que atuam nessa área”, aponta Faria.
O presidente da associação chama atenção para o fato de que o sistema elétrico brasileiro é todo interligado, portanto, suscetível a blecautes de grandes proporções. “Porém, já existe tecnologia e formas na implantação dos sistemas de transmissão capazes de isolar falhas e reduzir o impacto dos desligamentos, afetando menos consumidores”, revela.
Por outro lado, de acordo com a Anace, em 2010, a geração de energia cresceu 7% no Brasil e é possível que o País continue suprindo esse crescimento.

Fonte: IG – Guilherme de Barrros