Aplicativo vai permitir acesso detalhado do consumidor a custos da conta de luz

Aplicativo vai permitir acesso detalhado do consumidor a custos da conta de luz

Mecanismo em desenvolvimento pela Aneel ainda não tem data para ser lançado oficialmente.

A Agencia Nacional de Energia Elétrica está desenvolvendo um aplicativo para computador e celular que vai possibilitar ao consumidor saber exatamente o que ele paga e para onde é destinado cada real cobrado na conta de luz. O mecanismo está em estágio avançado de desenvolvimento, segundo o diretor-geral da autarquia, André Pepitone, mas terá ainda de passar por audiência pública antes de ser lançado oficialmente.

O aplicativo vai permitir ao consumidor consultar a página da distribuidora na internet para obter o detalhamento da conta. Ele vai saber, por exemplo, a parcela da tarifa que é subsídio para determinados segmentos; a que é despesa com compra de energia; quanto vai para transmissão; o que vai para a distribuidora e o que é imposto.

“Estamos trabalhando com um prazo de tempo curto”, disse Pepitone nesta sexta-feira, 21 de setembro, após participar, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura dos contratos de concessão dos vencedores do primeiro leilão de transmissão de 2018. No certame realizado em 28 de junho foram contratados 20 lotes com 2.562 km de linhas a serem construídas em 16 estados. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões.