Após novo apagão, ministro de Minas e Energia diz que vai ao Amapá nesta quinta-feira

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Após novo apagão, ministro de Minas e Energia diz que vai ao Amapá nesta quinta-feira

Após novo apagão, ministro de Minas e Energia diz que vai ao Amapá nesta quinta-feira

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta quarta-feira (18) que irá ao Amapá nesta quinta (19). A capital do estado, Macapá, sofreu um novo apagão nesta quarta (17). O estado enfrenta uma crise no abastecimento de energia há mais de duas semanas.

Segundo Albuquerque, também irão ao estado secretários do ministério, representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O Amapá enfrenta uma crise no fornecimento de energia desde o último dia 11. Municípios da região chegaram a ficar totalmente sem energia desde que um incêndio atingiu a principal subestação do estado, no dia 3 deste mês.

“Tudo isso está sendo apurado. […] A portaria do MME do dia 4 já diz: prioridade número um [é] restabelecer energia ao Amapá por todos os órgãos vinculados ao ministério, isso está sendo feito. Item dois da portaria: apurar com rigor as causas e as responsabilidades, isso está sendo apurado. Amanhã [quinta, 19], estou indo ao Amapá novamente, junto com secretários, ONS, Aneel, EPE. Quinta vez que vou ao Amapá”, declarou o ministro.

Depois, o Ministério de Minas e Energia divulgou uma nota na qual disse os órgãos públicos estão “envidando todos os esforços” para resolver a situação no estado.

“As razões para os desligamentos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será realizada, com todo o rigor, pelos órgãos competentes”, acrescentou a pasta.

Motivo do novo apagão

Mais cedo, nesta quarta-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que o novo apagão pode ter ocorrido no momento da “energização” de uma linha de transmissão.

Entretanto, a energização, momento em que começa a passar eletricidade por uma linha, não teria sido, a princípio, a causa do desligamento.

Segundo a Eletronorte, geradores termelétricos, movidos a combustível, devem começar a funcionar no sábado (21) – veja no vídeo abaixo.

‘Paciência’

Também nesta quarta-feira, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que o rodízio no estado será suspenso e que ainda é possível ocorrer interrupções em horários de pico.

O diretor do órgão pediu “paciência” à população: “[A companhia] tem uma fragilidade, ela é real, mas ela tem feito um esforço. Preciso que o consumidor tenha paciência.”

Confira a notícia completa em: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/18/apos-novo-apagao-ministro-de-minas-e-energia-diz-que-vai-ao-amapa-nesta-quinta-feira.ghtml