Bolsonaro sanciona lei que prorroga compra de energia gerada por carvão mineral até 2040

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Bolsonaro sanciona lei que prorroga compra de energia gerada por carvão mineral até 2040

Bolsonaro sanciona lei que prorroga compra de energia gerada por carvão mineral até 2040

O presidente Bolsonaro sancionou uma lei, aprovada no Congresso, que prorroga até 2040 a compra de energia de usinas térmicas que usam carvão mineral como combustível em Santa Catarina. É um dos maiores poluentes do planeta.

Com a nova lei, os contratos de fornecimento de energia que iam até 2025 vão ser prorrogados por mais 15 anos. O complexo termelétrico Jorge Lacerda fica no sul de Santa Catarina. São três usinas termelétricas – todas movidas a carvão mineral.

A energia produzida pelo complexo ficará à disposição do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para ser usada, por exemplo, quando as usinas hidrelétricas diminuírem a produção.

A prorrogação dos contratos foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2021, depois de mobilização de deputados e senadores catarinenses que alegaram que a interrupção da exploração de carvão causaria desemprego na região.

Usinas movidas a carvão vêm sendo desativadas em vários países, porque são as que mais emitem gases de efeito estufa, que aceleram o aquecimento global. Elas têm sido substituídas por outras que usam combustíveis menos poluentes, como gás natural e biomassa.

Confira o texto completo em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/01/06/bolsonaro-sanciona-lei-que-prorroga-compra-de-energia-gerada-por-carvao-mineral-ate-2040.ghtml