CMSE confirma expansão acima da expectativa em 2019

CMSE confirma expansão acima da expectativa em 2019

Na primeira reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) foi realizado um balanço de 2019. Assim como a Agência CanalEnergia já havia antecipado, houve uma expansão acima do esperado no volume de geração acrescida no país. O número reportado pelo grupo diferiu do apresentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica na semana passada. De acordo com comunicado do colegiado que ocorreu nesta quarta-feira, 8 de janeiro, ficou 39% acima do esperado.

No período, foram acrescentados 7.331,23 MW com o total de 137 usinas. Para 2020 a expectativa é de que o Brasil veja o incremento de sua matriz em 4.998,32 MW.

Foi avaliada também a expansão do sistema de transmissão, que finalizou o ano com 8.889 km de novas linhas de transmissão e 12.605 MVA de capacidade de transformação na Rede Básica. Para 2020 são esperados 9.325 km de novas linhas de transmissão.

Somente no mês de dezembro, a expansão da geração e da transmissão ficaram em 415,91 MW de capacidade instalada, 205 km de linhas de transmissão e 322 MVA de capacidade de transformação.
Em seu comunicado divulgado na noite desta quarta-feira, o CMSE destacou a garantia do suprimento no ano 2020 ao afirmar que há recursos energéticos disponíveis, inclusive além dos montantes já despachados de usinas termelétricas. E acrescentou que, em função das avaliações prospectivas apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o grupo considera importante do acompanhamento permanente das condições de atendimento.

De acordo com a análise dos dados, observou-se no mês de dezembro precipitação  acima da média histórica na bacia do rio Paranapanema e no trecho incremental à UHE Itaipu. Contudo, nas demais regiões de interesse do SIN houve anomalias negativas de chuva. Com isso, a energia natural afluente (ENA) bruta, fechou o ano passado com valores abaixo da média histórica em todos os subsistemas.

Ao final de dezembro foram verificados armazenamentos equivalentes de 20,1% no sudeste/centro oeste, 29,9% no sul, 37,9% no nordeste e de 15,1% no norte. Para o final do mês de janeiro nesses subsistemas a expectativa é de alcançar 22,2%, 28%, 42,2% e 19,6%, respectivamente.

Sendo assim, “o balanço comparativo entre oferta e demanda, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e conforme consta no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), há indicação de sobra estrutural para atendimento à carga do SIN em todos os cenários avaliados, no horizonte até 2029”, encerrou o comunicado.