Navegue Por Aqui

CMSE pode autorizar aumento de térmicas

Data: 04/02/2019

Decisão não é uma questão de vontade, segundo o ministro Bento Albuquerque.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico pode autorizar na próxima quarta-feira, 6 de fevereiro, o uso de todas as usinas termelétricas a gás disponíveis, em razão da deterioração do cenário hidrológico no país. “A gente vai ter um mapa completo disso e vai tomar as decisões que tem de ser tomadas. Não é uma questão de vontade”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após participar de sessão do Congresso Nacional nesta segunda-feira, 4.

Albuquerque lembrou que a avaliação das condições de atendimento ao sistema elétrico é pauta corrente do CMSE. Com a redução das chuvas nas últimas semanas e o aumento do risco hidrológico, o Preço de Liquidação das Diferenças teve aumento expressivo nas principais submercados.

Mercado de curto prazo

O ministro descartou risco de insolvência no mercado de curto prazo, em razão exposição milionária de diversos agentes afetados por operações da Vega Energy nesse início de ano. Ele disse que a situação será discutida em reunião esta semana na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. O aumento repentino  e expressivo do Preço de Liquidação das Diferenças é apontado pela comercializadora como causa do descumprimento dos contratos no MCP. O prejuízo é superior a R$ 180 milhões e envolve mais de 50 comercializadores de energia elétrica.

Fonte: Agência CanalEnergia - Sueli Montenegro