Coleta integrada da CCEE moderniza processo de medição

Coleta integrada da CCEE moderniza processo de medição

Com a nova Coleta Integrada, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica traz uma solução tecnológica para a captura de dados de medição diretamente com as distribuidoras. A novidade, disponibilizada na última segunda-feira, 19 de outubro, vai permitir ao agente construir uma conexão direta entre os seus sistemas de gerenciamento e o Sistema de Coleta de Dados de Energia da organização.

Dalmir Capetta, gerente de Engenharia & Operação da Medição da CCEE, conta que foi desenvolvida uma solução que trouxesse um ganho real para os agentes. Segundo ele, minimizando as adequações em campo quando da migração de unidades consumidoras para o mercado livre, as distribuidoras poderão operar internamente um único sistema de coleta e gerenciamento de dados de medição. Capetta acredita que está se preparando o cenário para a expansão do ACL. O projeto foi desenvolvido em cumprimento à Resolução Normativa ANEEL nº 759/2017.

A utilização do serviço é facultativa e ficará disponível para os agentes de medição. Os sistemas de coletas vigentes atualmente – coleta direta e o Client SCDE – não serão alterados ou descontinuados.