Comissão do Senado vai analisar novo marco regulatório do setor em 2020

Comissão do Senado vai analisar novo marco regulatório do setor em 2020

PLS 232 teve relatório final apresentado pelo relator na última quarta-feira, 11

O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, senador Marcos Rogério (DEM-RO), entregou na última quarta-feira, 11 de dezembro, o relatório final do projeto de lei que modifica o marco regulatório do setor elétrico brasileiro (PLS 232/2016). Relator da matéria, ele incentivou os membros da comissão a avaliar o texto durante o recesso parlamentar, para que ele possa ser pautado já no início de 2020.

“Para uma matéria como essa, penso ser prudente a análise mais alongada. Fiz questão de publicar o texto para permitir que todos os envolvidos e interessados tenham a possibilidade de conhecer o texto, avaliar os seus impactos e fazer ponderações de forma segura. Não queremos nenhuma matéria votada e aprovada de improviso. Foram justamente os improvisos que levaram o setor elétrico aos problemas que ele enfrenta hoje”, afirmou o senador.

O projeto altera o modelo comercial de energia elétrica com a intenção de, progressivamente, ampliar o acesso ao mercado livre dos consumidores. A ideia é que, a longo prazo, ocorra no setor elétrico o mesmo que aconteceu com a telefonia. No caso dos consumidores residenciais, por exemplo, a relação com as distribuidoras será mantida apenas para o serviço de distribuição, e haverá liberdade para a compra de energia da geradora.

A CI será a última comissão a avaliar o novo marco regulatório, depois do aval das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição e Justiça (CCJ). Como ele será votado na forma de um substitutivo, precisará passar por turno suplementar, que acontece dois dias depois da primeira votação e permite a apresentação de novas emendas. Após a análise final o projeto poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para leva-lo ao Plenário.

As informações são da Agência Senado