Conferência internacional debaterá o futuro da geração centralizada no Brasil

Conferência internacional debaterá o futuro da geração centralizada no Brasil

Brazil Energy Frontiers 2019 realizado em 23 de outubro, em São Paulo, e contará com especialistas e autoridades do setor

A conferência internacional Brazil Energy Frontiers 2019, organizada bianualmente pelo Instituto Acende Brasil, abordará dois temas relevantes para o setor elétrico: o consumidor do futuro e as perspectivas para a geração centralizada. O evento, que está em sua quinta edição, será realizado em 23 de outubro, em São Paulo e contará com especialistas e autoridades do setor.

A digitalização no setor de energia tem provocado uma verdadeira mudança nos negócios das empresas de energia em todo o mundo. Tecnologias como geração distribuída, armazenamento de energia, softwares de gerenciamento, inteligência artificial, internet das coisas, tudo isso têm possibilitado que os consumidores residências e comerciais façam gestão ativa do uso da energia elétrica como nunca foi possível, a custos cada vez mais competitivos.

Esse cenário desafia o modelo tradicional de produção e entrega da energia elétrica. “A ideia dessa conferência é trazer pessoas de fora que estejam na fronteira no qual o Brasil ainda não tenha chegado e que traga essa experiência para que a gente possa ter uma perspectiva de mais longo prazo”, explicou o presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales. “Fala-se muito na geração distribuída, que tem projeção de crescimento exponencial, mas por outro lado, continuamos dependentes da geração centralizada e tudo indica que ela terá um papel importante no futuro”, completou.

O painel sobre “Perspectivas para Geração Centralizada” será realizado na parte da manhã. Os palestrantes convidados são os especialistas James Ellis, chefe de pesquisa na América Latina da Bloomber New Energy Finance; Luiz Barroso, presidente da consultoria internacional PSR. Os debatedores convidados são Ítalo Freitas, presidente da AES Brasil; Thiago Barral, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Marcos Keller, diretor de Regulação da Engie Brasil; e Francisco Arteiro, diretor de Planejamento e Programação da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O painel será moderado por Cláudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil. Alexandre Uhlig, diretor de Sustentabilidade do Instituto Acende Brasil, fará a palestra de abertura.

O painel sobre o “Consumidor do Futuro” será realizado na parte da tarde. Os palestrantes internacionais convidados são os especialistas Fereidoon Sioshansi, presidente da Menlo Energy Economics; e Kenneth Schisler, chefe global do negócio de reposta da demanda da Enel X. Os debatedores convidados são Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia; Fabiana Avellar, diretora de Regulação e Inteligência de Mercado da CPFL Energia; Angela Magalhães Gomes, superintendente de Regulação da Light e Rodrigo Limp, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O painel será moderado por Eduardo Muller, diretor executivo do Instituto Acende Brasil. Richard Lee Hochsteller, diretor de Assuntos Econômicos e Regulatórios do Instituto Acende Brasil, fará a palestra de abertura do painel.

Serviço:

O quê: Brazil Energy Frontiers 2019
Quando: 23 de outubro
Onde: Blue Tree Premium Morumbi, av Roque Petroni Júnior, 1000 Jardim das Acácias – São Paulo

Informações:
Melissa Oliveira – melissa.oliveira@acendebrasil.com.br
(11) 3704-7733 | (11) 96429-0066