Consumo de energia cresce em meio a apagões.

Consumo de energia cresce em meio a apagões.

Os sucessivos apagões das últimas semanas acontecem em um momento de elevação do consumo industrial de energia no país.
Os grandes consumidores registraram alta de 3,05% em janeiro ante o mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa da gestora de energia elétrica Comerc. “As necessidades do setor foram previstas e estão bem planejadas, mas se ocorrem situações não controladas, ligadas à meteorologia, os prejuízos crescem”, diz Cristopher Vlavianos, da Comerc.
Os principais responsáveis pela alta foram as indústrias de eletromecânica (16,18), vidros (15,08) e material de construção civil (8,41). O aquecimento do consumo deve se intensificar a partir deste mês, com a retomada integral das atividades de alguns setores, que tiveram redução sazonal no ritmo de consumo em dezembro e janeiro, segundo a Comerc.
No final de fevereiro, o consumo deve apresentar aumento entre 7% e 9% em relação a janeiro. “A alta do consumo se compara a uma estrada: se for ampliada e mais carros começarem a rodar, vai haver um número maior de acidentes, mais prejuízo”, diz.
O maior nível de consumo e de ocorrências de apagões tem contribuído para um atraso nas recuperações das redes, segundo Lúcio Reis, da Anace (Associação de consumidores de energia). “O que agrava a questão é que temos reparado que a recuperação desses eventos tem sido mais demorada.”
Fonte: Folha de S. Paulo – Maria Cristina Frias