Contas de energia voltam a ter tarifa extra, após sete meses.

Contas de energia voltam a ter tarifa extra, após sete meses.

Com falta de chuvas, bandeira amarela entra em vigor em novembro.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu nesta sexta-feira (28) que irá aumentar as tarifas de energia a partir de novembro.

As contas do próximo mês pagarão uma taxa extra de R$ 1,50 para cada 100 kWh consumidos devido ao acionamento da chamada bandeira tarifária.

Até este mês, a bandeira era verde, que sinaliza que não há risco de custos muito elevados no futuro para as contas e, por isso, não há cobrança de taxa.

Uma série de fatores, como condições desfavoráveis de clima, principalmente a falta de chuvas nas regiões Norte e Nordeste, no entanto, levaram a agência a rever a sinalização e a acionar a bandeira amarela, na qual há a cobrança extra nas contas.

Se a situação piorar, a bandeira pode se transformar em vermelha, com custo de até 4,50 por 100 kWh nos próximos meses.

A bandeira para o mês de dezembro será divulgada em 25 de novembro.

As bandeiras são acionadas quando o preço da energia começa a ter risco de subir. As distribuidoras, que entregam a energia em residências e empresas, pagam o custo na hora da compra, mas só podem repassar ao consumidor na revisão tarifária anual, que pode ocorre mais de dez meses depois.

Para evitar aumentos exagerados nessas revisões e sinalizara os consumidores que reduzam seu consumo por causa dos preços altos, o governo criou o sistema de bandeiras tarifárias em 2015.

Durante o ano de 2015 até fevereiro de 2016, a bandeira vermelha, com a tarifa mais elevada, esteve em vigor no país.

Depois passou para amarela.

A bandeira verde, sem cobranças adicionais, começou a vigorar em abril.

“Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente”, informou a Aneel em nota.

choque_no_bolso_550x330

SECA

Em setembro, a Folha antecipou que a situação dos reservatórios era complexa e a previsão de seca grave na região poderia levar ao aumento das tarifas.

Os meteorologistas dizem que as regiões Nordeste e Norte devem ter secas severas durante o próximo período chuvoso (entre outubro e abril), com previsões de chuva entre 35%e 45%da média histórica das regiões.

Nas outras áreas do país, a expectativa é de chuvas normais.

Com isso, as hidrelétricas do Nordeste podem ter que suspender a geração de energia.

Fonte: Folha de S Paulo 29/10/2016 DIMMI AMORA