Contas de luz continuam sem cobrança adicional em março

Contas de luz continuam sem cobrança adicional em março

4º mês consecutivo de bandeira verde

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta 6ª feira (22.fev.2019) que a bandeira tarifária verde será mantida em março. Será o 4º mês sem cobrança adicional nas contas de luz.

Em nota, a Aneel destaca que “mesmo com a redução do valor cobrado na bandeira, é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício”.

Pela projeção da Thymos Energia –consultoria especializada no setor–, o governo deverá acionar bandeira vermelha 2 por 7 meses em 2019, de maio a novembro.

A estimativa é alinhada à da Anace (Associação Nacional dos Consumidores de Energia). Para a associação, haverá cobrança de bandeira vermelha 2 por, pelo menos, 6 meses a partir de abril.

SINALIZAÇÃO AO CONSUMIDOR

O sistema de bandeiras tarifárias foi instituído pela agência em 2015 com objetivo de sinalizar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica.

A Aneel define a bandeira tarifária mensalmente, com base nas condições climáticas e no nível de água nos reservatórios das hidrelétricas.

As cores das modalidades –verde, amarela ou vermelha– indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final.