Covid-19: Anace quer esforço de todas as áreas na solução da crise

Covid-19: Anace quer esforço de todas as áreas na solução da crise

A crise causada pela pandemia da Covid-19 vai pedir o esforço de todas as áreas do setor elétrico na busca de uma solução. Em nota divulgada pela Associação Nacional dos Consumidores de Energia nesta quarta-feira, 1º de abril, a associação mostra preocupação com as consequências econômicas da crise, em especial as que atingem o setor elétrico. No comunicado, ela diz ainda que muitas empresas já interromperam suas atividades, da mesma forma que muitos consumidores residenciais verão suas contas aumentarem devido ao confinamento.

A nota assinada pelo presidente Carlos Faria ressalta ser fundamental que os prejuízos sejam contrabalançados e suportados por agentes e consumidores, de modo que nenhum esteja blindado. Para a Anace, consumidores não podem pagar a conta sozinhos. “Se os custos forem repassados ao consumo, muitas empresas e indústrias podem quebrar, intensificando ainda mais o drama social que restará após a pandemia”, diz a nota.

Anace também espera que a Agência Nacional de Energia Elétrica tenha serenidade no pós-crise, assim como os entes governamentais e os demais agentes no encaminhamento dos custos da não interrupção do fornecimento em caso de inadimplência. “Muitos consumidores podem ter sua renda sacrificada no período e terão dificuldades para arcar com novos encargos ou tarifas no futuro próximo”, avisa a associação.

Para a associação, todos os agentes devem participar da solução, sem que nenhum pense que está livre dos impactos da crise que a pandemia trouxe ao setor. De acordo com a Anace, nenhum agente pode imaginar que está imune aos efeitos sociais e econômicos de uma pandemia. Para ela, todos terão de dar sua contribuição.