Crise hídrica: nível de água melhora em 4 hidrelétricas do Triângulo Mineiro durante período chuvoso

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Crise hídrica: nível de água melhora em 4 hidrelétricas do Triângulo Mineiro durante período chuvoso

Crise hídrica: nível de água melhora em 4 hidrelétricas do Triângulo Mineiro durante período chuvoso

Após as chuvas que caíram entre o fim de 2021 e os primeiros dias de 2022 na região do Triângulo Mineiro, o volume útil do reservatórios melhorou em 4 das 5 hidrelétricas, que fazem parte do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que é monitorado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O levantamento feito pelo g1 compara os dados atualizados pelo ONS no dia 21 de janeiro deste ano com os publicados em reportagens veiculadas em 6 de junho e 30 de agosto.
Atualmente, as usinas de Emborcação, Marimbondo, Nova Ponte e São Simão estão com os reservatórios com volume útil acima do registrado nos períodos anteriores. Já a hidrelétrica de Água Vermelha é a única que está abaixo do nível registrado em agosto, porém, está acima do apontado em junho.
Segundo o climatologista Lanzoerques Júnior, nos primeiros 12 dias de janeiro, o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba acumularam 383,6 mm de chuva, quase 50% a mais do que o total esperado para o todo o mês. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) explicou os impactos das precipitações nos reservatórios.

Confira o texto completo em: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/01/23/crise-hidrica-nivel-de-agua-melhora-em-4-hidreletricas-do-triangulo-mineiro-durante-periodo-chuvoso.ghtml