Dentro da proposta de retomar produção de urano, governo reestrutura área de segurança nuclear

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Dentro da proposta de retomar produção de urano, governo reestrutura área de segurança nuclear

Dentro da proposta de retomar produção de urano, governo reestrutura área de segurança nuclear

CNEN responde pelo licenciamento da energia no país; comitê foi criado para rever regras

SÃO PAULO

O governo federal criou nesta segunda-feira (7) um comitê que irá reestruturar a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), autarquia responsável por desenvolver a política de energia nuclear.

Também instituiu uma autoridade em segurança nuclear visando separar as atividades de pesquisa e desenvolvimento das atividades de regulação e fiscalização da autarquia, mas não especificou como ela deve funcionar.

De acordo com portaria assinada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, no Diário Oficial da União, o comitê será formado por cinco membros, quatro ligados à pasta de Pontes e um à CNEN.

Criada em 1956, a comissão é responsável pelo estabelecimento de normas e regulamentos em radioproteção e pela regulação, licenciamento, fiscalização e produção do uso da energia nuclear no Brasil.

O prazo para a conclusão dos trabalhos do comitê será de 120 dias, de acordo com a portaria.

A reestruturação vem no momento em que o governo deseja retomar a produção nacional de urânio.

Desde que assumiu a pasta de Minas e Energia, o ministro Bento Albuquerque demonstra interesse em mudar a legislação de mineração para abrir o mercado a investidores estrangeiros e quebrar o monopólio da União na exploração de urânio.

A expectativa do governo é que até o final do ano consiga emplacar um plano para ampliar o parque nuclear do país em parceria com a iniciativa privada, como forma de viabilizar a conclusão de Angra 3.

Em julho, o presidente Jair Bolsonaro incluiu Angra 3, sob responsabilidade da estatal Eletrobras, no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo. A implementação da usina está suspensa desde 2015, após irregularidades detectadas pela Lava Jato.

Em agosto, o presidente da estatal INB (Indústrias Nucleares do Brasil), Reinaldo Gonzaga, disse à Folha que a expectativa era retomar a produção de urânio até o fim do ano.

Dono da sexta maior reserva mundial, o país gasta cerca de R$ 100 milhões ao ano com a importação do minério para abastecer as usinas nucleares de Angra.