Depois de SC, setor de carvão quer proposta para garantir funcionamento de usinas no RS e PR

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Depois de SC, setor de carvão quer proposta para garantir funcionamento de usinas no RS e PR

Depois de SC, setor de carvão quer proposta para garantir funcionamento de usinas no RS e PR

A despeito de críticas de ambientalistas e de um movimento global pela transição energética, o setor de carvão mineral quer novas regras para garantir o funcionamento de usinas dessa fonte nos Estados do Rio Grande do Sul e no Paraná. A articulação vem na esteira da aprovação pelo Congresso e sanção presidencial de uma lei que prorroga a contratação de térmicas a carvão em Santa Catarina por 15 anos.
A ampliação da lei federal e de programas de transição energética na região Sul já está encaminhada no Legislativo, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan. Segundo ele, a proposta direcionada ao Estado de Santa Catarina foi construída junto aos parlamentares, mas também houve diálogo com os ministérios de Minas e Energia (MME) e da Economia.
“Estamos trabalhando no parlamento para fazer o mesmo para os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná”, disse ele ao Broadcast Energia. “Será necessário fazer uma transição para vários segmentos do Brasil, o carvão é o primeiro. Vamos fazer primeiro em Santa Catarina, pois o problema era maior, tinha a possibilidade de fechar uma usina. Com isso, ganha-se tempo e condições para [implementar] tecnologias. Isso terá que ser feito nos outros Estados”.

Confira o texto completo em: http://www.broadcast.com.br/cadernos/financeiro/?id=K3dUYURaR01TdDBmNW8vT1kxcGtYZz09