Distribuidoras adotam medidas para garantir abastecimento de combustíveis

Distribuidoras adotam medidas para garantir abastecimento de combustíveis

RIO – As distribuidoras de combustíveis decidiram adotar uma série de medidas adicionais às que já estão sendo anunciadas pelas autoridades federais e estaduais, com o objetivo de aumentar a segurança contra a disseminação da pandemia do coronavírus e garantir o abastecimento de combustíveis em sua normalidade em todo país.

Em nota, o Sindicom, sindicato que reúne grande parte das distribuidoras de combustíveis do país, informou que uma das medidas será verificar a temperatura dos empregados — tanto próprios como terceirizados —, técnicos e motoristas. O acesso às áreas de trabalho serão impedidas para aqueles que apresentarem temperatura acima de 37,8º ou outros sintomas da Covid-19, com recomendação de que façam quarentena.

As distribuidoras ainda vão reforçar a orientação aos empregados e aos motoristas dos caminhões de combustíveis sobre medidas de segurança para prevenção e redução da propagação do vírus, além de intensificar as medidas de higienização das instalações e equipamentos.

As distribuidoras vão ainda realizar esquemas de escalas de trabalho para reduzir o número de pessoal. Serão interrompidas também todas as obras de manutenção que não sejam emergenciais. As distribuidoras decidiram ainda aumentar o transporte dos funcionários para os locais de trabalho, para reduzir o número de pessoas por veículo.

Além disso, as distribuidoras irão realizar operações conjuntas nas localidades onde houver eventual redução de trabalhadores disponíveis por causa do contágio da doença.

De acordo com o Sindicom, as empresas do setor estão monitorando constantemente a produção, o fornecimento e os estoques de combustíveis, em trabalho conjunto com o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional do Petróleo (ANP).