Fevereiro terá bandeira verde

Fevereiro terá bandeira verde

Pela primeira vez no atual período úmido, não haverá custo adicional para o consumidor
A bandeira tarifária de fevereiro será verde, em razão da melhora na previsão de chuvas para o mês, nas regiões onde estão localizados os principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, “a expectativa é de que ocorra recuperação mais intensa do armazenamento ao longo de fevereiro.”Pela primeira vez desde o início do atual período úmido em outubro do ano passado, não haverá custo extra na conta dos consumidores de energia elétrica. Naquele mês,foi acionada a bandeira amarela, com adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em novembro de 2019, a bandeira foi vermelha, patamar 1, com custo de R$ 4,169 a cada 100kWh e, em janeiro desse ano, voltou a ser amarela.
“Essa condição mais favorável resulta no aumento da produção das hidrelétricas e de sua participação relativa no atendimento à demanda de energia do SIN” explicou a Aneel em nota, lembrando que isso reduz a necessidade de geração termelétrica e contribui para baixar o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e os custos do risco hidrológico.