Governo informa que contratará empresa para concluir obras da usina de Angra 3

Governo informa que contratará empresa para concluir obras da usina de Angra 3

A secretaria do Programa de Parceria de Investimento (PPI), Martha Sellier, afirmou nesta quarta-feira (10) que a conclusão da obra da usina nuclear de Angra 3 não vai mais prever um sócio privado, mas sim a contratação de uma empresa para concluir a obra.

O relatório sobre a obra da usina, que havia sido incluída no PPI, foi apresentado na reunião do conselho do programa. Segundo a secretária, a conclusão da obra será feita pela contratação de uma construtora contratada pelo governo.

“Os estudos recomendam que seja feita uma conclusão da obra via um epecista, que é um empreendedor, uma construtora, que seja diferenciado do financiador do empreendimento por meio da própria Eletronuclear e, por não se tratar, portanto, de uma parceria com a iniciativa privada, nós aprovamos hoje, no conselho, que os trabalhos, no âmbito do PPI, foram concluídos”, disse.

Ao incluir Angra 3 no PPI o governo pretendia buscar um parceiro privado para retomar e concluir as obras da usina, que fica no litoral sul do Rio de Janeiro. A parceria se limitaria às obras para concluir o projeto nuclear, e não concederia a usina para a iniciativa privada.

Alvo de investigações sobre supostos casos de corrupção, Angra 3 está com as obras paralisadas desde 2015. A usina nuclear está no centro das investigações que culminaram na prisão, nesta quinta-feira, do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco.