Governo mapeia votos no TCU para tentar garantir privatização da Eletrobras

Governo mapeia votos no TCU para tentar garantir privatização da Eletrobras

O Palácio do Planalto entrou na operação política para tentar evitar que o Tribunal de Contas da União (TCU) paralise o processo de privatização da Eletrobras.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, conversou com ministros para garantir uma maioria na Corte a favor do relatório do ministro Aroldo Cedraz e contrário à sugestão que o ministro Vital do Rego deverá apresentar na sessão de terça-feira (15): de que é necessário que seja feito um recálculo no bônus que a Eletrobras deve pagar à União.

O bônus foi calculado pelo governo na ordem de R$ 25,3 bilhões, mas parte do tribunal avalia que ele deve ser acrescido por pelo menos mais R$ 50 bilhões. O tribunal está calculando o valor da outorga que qualquer empresa de geração de energia elétrica tem que pagar a União quando recebe uma concessão. Há um debate sobre até que ponto a potência da energia deva entrar nesse cálculo. O governo afirma que não há no Brasil regulação do mercado de potência.

Confira o texto completo em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/governo-mapeia-votos-no-tcu-para-tentar-garantir-privatizacao-da-eletrobras/