Governo planeja abrir consulta pública sobre o modelo do setor neste mês

Governo planeja abrir consulta pública sobre o modelo do setor neste mês

Ideia é que agentes apontem quais são as mudanças que precisam ser priorizadas

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Barroso, disse nesta terça-feira, 13 de junho, que até o final deste mês o Ministério de Minas e Energia poderá abrir uma consulta pública para discutir com os agentes e entender quais são os principais pontos que precisam ser corrigidos no atual modelo do setor elétrico.

Ideia é identificar as prioridades a partir da visão dos agentes e construir uma agenda indicando o cronograma e os meios para viabilizar as mudanças sugeridas. Apesar de toda a turbulência política que gira entorno do Palácio do Planalto, os representantes do governo sinalizam que as instituições seguem realizando seus trabalhos.

“Gostaríamos de até o final de junho iniciar esse processo de discussão com o mercado sobre esses possíveis aperfeiçoamentos. A ideia é colocar em consulta pública as sugestões de aperfeiçoamentos com as razões dos porquês que esses assuntos estão ali e se possível já incluir uma sugestão de redação legislativa sobre os mesmos. A partir daí o mercado é quem vai identificar qual é a urgência de cada tema para que o ministério prossiga com o encaminhamento necessário para cada ponto”, disse Barroso.

O executivo participou de reunião com os agentes do setor elétrico, organizada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo.