Hidrelétricas do Sudeste e Nordeste vão receber chuvas acima da média em março

Hidrelétricas do Sudeste e Nordeste vão receber chuvas acima da média em março

SÃO PAULO (Reuters) – As hidrelétricas do Sudeste e Nordeste do Brasil, onde estão situados os principais reservatórios das usinas dos Brasil, vão receber chuvas acima da média em março, contribuindo para recuperar o nível dos lagos, projetou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em relatório semanal nesta sexta-feira.

O Sudeste e o Nordeste deverão ver, respectivamente, precipitações equivalentes a 111% e 101% da média histórica para o mês –parte do chamado “período úmido” na região das usinas, que vai de novembro a abril.

O volume esperado para o Sudeste, contudo, ficou abaixo da projeção de 117% divulgada no boletim da última semana. Para o Nordeste, o ONS elevou projeção em 21 pontos percentuais.

O órgão do setor elétrico ainda reduziu a expectativa de aumento da carga de energia no sistema em março, para 4,6%, versus avanço na comparação anual de 6,4% esperado na semana anterior.

Com expectativa de chuvas abundantes nas hidrelétricas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu na semana passada bandeira verde para as contas de luz em março, aliviando os consumidores de cobrança adicional.