Leilão combinado de energia busca reduzir riscos de abastecimento

Leilão combinado de energia busca reduzir riscos de abastecimento

A agência reguladora de eletricidade brasileira, Aneel, aprovou um primeiro leilão combinado apenas de energia / apenas capacidade, um novo modelo que visa reduzir os riscos de falta de energia.

O leilão, previsto para 21 de dezembro, visa a contratação de fornecimento por 15 anos de usinas termelétricas novas e existentes a partir de 2026. Terá um preço máximo de 600 reais / MWh ($ 107 / MWh) e uma taxa de despacho garantida de 30pc.

A licitação introduzirá novos elementos ao modelo de leilão tradicional, incluindo licitações para fornecimento efetivo e acesso à capacidade de uma usina para fornecer geração firme e ininterrupta.

O componente de capacidade será um acréscimo importante à estrutura de energia do Brasil, definindo o custo da estabilidade de energia ao estimular compras de capacidade pelos consumidores de energia, tanto regulamentados quanto aqueles sob contratos bilaterais. Isso pode reduzir os riscos de falta de energia resultantes do aumento da geração renovável intermitente, compartilhando os custos de confiabilidade entre todos os consumidores. Atualmente, apenas os consumidores que recebem energia por meio de empresas de distribuição locais pagam pelo atributo de confiabilidade.

Confira a notícia completa em: https://opetroleo.com.br/leilao-energia-reduzir-riscos-abastecimento/