Ministro acredita que leilão de transmissão de energia no próximo dia 19 ‘será um sucesso’

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Ministro acredita que leilão de transmissão de energia no próximo dia 19 ‘será um sucesso’

Ministro acredita que leilão de transmissão de energia no próximo dia 19 ‘será um sucesso’

Bento Albuquerque negou que tenha havido falta de interesse dos investidores estrangeiros no certame

RESENDE – O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta sexta-feira acreditar que o leilão de transmissão de energia, no próximo dia 19, será um sucesso. O ministro negou que tenha havido falta de interesse de estrangeiros nos certames.

– A expectativa é muito boa. Será o último leilão do ano no setor de energia elétrica de transmissão e vai atender a 12 estados da federação. Acreditamos e estamos bastante otimistas de que será um sucesso, como foram todos os outros leilões de energia realizados esse ano. Não só do setor elétrico, mas também do setor de petróleo e gás. Foi um ano muito promissor para o país. Os estrangeiros estão vindo, sim – disse Albuquerque, após participar em Resende, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, da cerimônia de inauguração da 8ª Cascata de Ultracentrífugas da Usina de Enriquecimento  Isotópico de Urânio.

O ministro afirmou ficar satisfeito com a participação da iniciativa privada no setor de energia:

– Eles (estrangeiros) têm participado e, tão importante quanto a participação dos investimentos estrangeiros, são os investimentos nacionais. É uma satisfação muito grande, para mim como ministro de Minas e Energia, ver que 90% dos investimentos no setor de energia no Brasil são feitos pela iniciativa privada, com muitos poucos recursos da União e isso significa que os investidores  estão acreditando no país e vamos ter condições de acompanhar o crescimento do país porque energia é base para o crescimento de infraestrutura de qualquer país.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a realização do leilão de transmissão 02/2019, com a expectativa de gerar até R$ 4,18 bilhões em investimentos.

No leilão, serão licitados 12 lotes, com 17 linhas de transmissão e 16 subestações, em projetos que contemplam 12 estados.