Ministro diz que alternativa para solução do risco hidrológico não está descartada

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Ministro diz que alternativa para solução do risco hidrológico não está descartada

Ministro diz que alternativa para solução do risco hidrológico não está descartada

Uso de medidas que não dependem do Legislativo também será estudado na proposta da modernização do setor elétrico.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira (11) que não descarta nenhuma alternativa para a solução dos débitos dos geradores com o risco hidrológico. Albuquerque deixou claro, no entanto, que ainda pretende fazer um esforço final para garantir a aprovação do Projeto de Lei 10.985, que ele considera a melhor maneira de resolver o assunto. O PL foi aprovado no Senado, mas enfrenta dificuldades para ser pautado na Câmara dos Deputados.

“Não está descartada nenhuma ação. Eu acho que o Congresso tem sua dinâmica, tem suas prioridades, que nem sempre vão ao encontro da prioridade do ministério, e a gente tem que entender isso. E é esse diálogo é que a gente está procurando aprofundar”, ponderou o ministro, após um balanço dos primeiros 100 dias à frente do ministério.

Albuquerque  informou que vai ao Congresso na semana que vem para tratar da aprovação do GSF e garantiu que mesmo que alguma outra medida venha a ser adotada pelo governo para resolver o impasse, ela será discutida com o Legislativo. Ele não foi especifico em relação à eventual publicação de uma medida provisória, mas disse que, no caso particular da solução para o risco hidrológico, nenhuma opção será desconsiderada.

Medidas infralegais

A possibilidade do uso de medidas que não dependam de aprovação do Legislativo tem sido considerada pelo MME, diante das dificuldades que o governo enfrenta de articulação no Congresso Nacional. É o que deve acontecer, por exemplo, com a proposta de modernização do setor elétrico, que será reavaliada por um grupo de trabalho nos próximos seis meses e pode ter diretrizes definidas por decreto e/ou portarias.

“É isso o que nós vamos fazer, mas vamos fazer de forma bastante transparente. A gente não pode ficar aqui esperando, às vezes, a aprovação de um projeto de lei. A gente espera que o projeto seja provado, mas isso não nos impede de adotar ações que possam ser adotadas dentro das atribuições e competência do Ministério de Minas e Energia e de outros setores do governo”, confirmou o ministro.

Ele deixou claro que o que tiver de passar pelo Legislativo será feito dentro do formato necessário para o envio à Câmara e ao Senado. Quanto às decisões de caráter infralegal, observou, é preciso ser criterioso na definição das medidas. “Temos que ter bastante responsabilidade em propor decretos, emitir portarias, e por ai vai.” Da mesma forma, a proposta deve ter com base tudo o que foi construído a partir da Consulta Pública 33 e o que foi agregado nos dois projetos de lei (PLS 232 e PL 1917) que tramitaram no Senado e na Câmara.  Ambos foram arquivados.