MME avalia como realizar leilões regionais de energia

MME avalia como realizar leilões regionais de energia

Segundo Hélvio Guerra, tema está em análise no Ministério de Minas e Energia e pode ser apresentado em breve

O Brasil está cada vez mais próximo de realizar leilões regionais para a contratação de energia elétrica. Segundo um alto executivo do governo, o tema está em análise no Ministério de Minas e Energia (MME) e pode ser apresentado em breve.

Há anos que se fala em leilões regionais no setor elétrico. Uma primeira iniciativa se materializou neste ano com a realização do leilão para o suprimento de Boa Vista, em Roraima, que terminou com a contratação de 48,7 MW médios.

Em entrevista à Agência CanalEnergia, Hélvio Guerra, secretário-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, disse que há “uma tendência no ministério de promover leilões regionais”, mas que o tema ainda está em análise pelo governo.

“É o que estamos chamando de aproveitamento ótimo das termelétricas”, disse o executivo, após participar de evento em Salvador na semana passada. “Hoje o termelétrico de leilão constrói onde quiser. O que se avalia é definir determinados locais e propor a instalação da térmica naquele local. O vencedor será quem apresentar a melhor proposta”, explicou Guerra.

De acordo com Guerra, o melhor lugar será onde houver conexão estabelecida, combustível disponível (gás natural, GNL e carvão) e condições ambientais adequadas. O objetivo é aproximar a geração da carga, otimizando a utilização dos recursos energéticos e a infraestrutura de transmissão. “Precisamos aproximar a geração da carga e a termelétrica de pequeno porte é interessante”, concluiu.