MME lança plano para integrar os setores elétrico e de gás natural

MME lança plano para integrar os setores elétrico e de gás natural

O Ministério de Minas e Energia (MME) lança nesta quinta (3) um plano de integração dos setores de gás natural e geração de energia. A informação é da secretária adjunta de Petróleo e Gás do ministério, Renata Isfer, que participou nesta terça (1) da quarta edição dos Diálogos da Transição, série produzida pela epbr e o Conselho Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Cebds).

O evento terá como foco as tecnologias, recursos, infraestrutura e desenho de mercado voltados para a geração térmica a gás. A secretária lembrou que o governo está preparando um leilão para substituir usinas antigas e ineficientes, abastecidas a óleo diesel, com contratos vencendo em 2023.

É o primeiro leilão do tipo, em que o MME vai promover a disputa entre usinas novas e existentes para entrega em quatro anos, no caso a partir de 2024.

Renata Isfer contou ainda que o governo deve divulgar nesta semana o primeiro relatório do Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural.

O comitê monitora a implementação das ações como o acordo firmado entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para venda de ativos na área de gás natural e o avanço das discussões estaduais para abertura do mercado livre.

Fazem parte representantes dos ministérios de Minas e Energia, Economia e Casa Civil, além da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Assine a newsletter Diálogos da Transição, e fique por dentro da nossa cobertura dos mercados de gás natural, energias renováveis e biocombustíveis.