MME publica cronograma da CPAMP para 2020

MME publica cronograma da CPAMP para 2020

O Ministério de Minas e Energia publicou o cronograma anual de trabalhos da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico. Em reuniões realizadas nos meses de setembro e novembro deste ano, Empresa de Pesquisa Energética, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Agência Nacional de Energia Elétrica e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica indicaram a necessidade de criação formal de grupos de trabalho, os quais prestariam assessoria técnica à CPAMP. O cronograma com as ações detalhadas está disponível neste link.

Com isso, identificaram a necessidade de analisar os temas relacionados à Governança da CPAMP, que terá a coordenação do MME; o GT da volatilidade do CMO/PLD, com subcoordenação da CCEE; o de Modelagem Hidrológica e de Fontes Intermitentes, com a subcoordenação do ONS; o GT de Geração de Cenários, que terá a subcoordenação da CCEE e do ONS; o de Projeções Representativas de Médio e Longo Prazo, que terá a subcoordenação da EPE; e o de Representação do rendimento e perdas hidráulicas variáveis em hidroelétricas, o qual terá a subcoordenação do ONS.

Também foi definida a criação do Grupo de Trabalho Metodologia CPAMP, que vai estudar os assuntos subcoordenados pela EPE, ONS, Aneel, e CCEE e terá a coordenação da EPE e a do GT Governança CPAMP, para estudar os assuntos relacionados aos normativos da Comissão, com a coordenação do MME.