Níveis dos reservatórios das hidrelétricas melhoram, mas situação ainda é crítica

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Níveis dos reservatórios das hidrelétricas melhoram, mas situação ainda é crítica

Níveis dos reservatórios das hidrelétricas melhoram, mas situação ainda é crítica

Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN), com as recentes chuvas, atingiram, em janeiro, 28% de armazenamento médio. O Operador Nacional do Sistema (ONS) estima que, no final de fevereiro, atinjam 39%, números ainda bem abaixo da média histórica.

A previsão de mais chuvas abundantes foi um dos fatores que resultaram em  bandeira tarifária verde e queda de 43% do Preço da Liquidação das Diferenças (PLD) para a primeira semana de fevereiro, em todos os submercados. Na avaliação da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE), a situação ainda é delicada. A situação dos reservatórios, com nível de armazenamento longe de atingir o esperado para esta época do ano, pode ainda resultar em volatilidade e preços elevados ao longo de 2020.

No dia 20 de fevereiro, a ANACE vai debater com seus associados os níveis dos reservatórios e os preços da energia, entre outros indicadores do setor, durante apresentação do Grupo de Trabalho de Energia. Frequentemente a ANACE promove esse encontro presencial e virtual com os seus associados para que fiquem informados sobre os principais dados e temas do setor de energia.