Novas despesas da MP 814 podem levar a uma nova revisão extra de tarifas

Novas despesas da MP 814 podem levar a uma nova revisão extra de tarifas

Alerta foi feita pelo diretor-geral da Aneel, durante a reunião semanal da diretoria da agência.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Rufino, afirmou nesta terça-feira, 22 de maio, que se o projeto de conversão da Medida Provisória 814 for aprovado como está no plenário da Câmara, a Aneel provavelmente terá que fazer uma revisão extraordinária nas tarifas das distribuidoras. Caso isso aconteça, seria a segunda revisão extra para aumentar as tarifas desde 2015, quando elas subiram em média 50%.

“Nós termos alertado. É nosso papel subsidiar o formulador de política com o possível impacto [da inclusão de novas despesas no projeto da MP]. Evidente que se o projeto for convertido em lei, [o custo] vai ser incorporado e terá um impacto tarifário importante”, advertiu o diretor, durante a reunião semanal da diretoria da agência.

A expectativa é de que o projeto seja votado hoje no plenário da Câmara. Segundo Rufino, os encargos setoriais, olhando de um perspectiva mais ampla, são os itens cujo comportamento exerce maior pressão sobre as tarifas de energia elétrica.