Novas regras podem abrir caminho para consumidor escolher seu próprio fornecedor de energia

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Novas regras podem abrir caminho para consumidor escolher seu próprio fornecedor de energia

Novas regras podem abrir caminho para consumidor escolher seu próprio fornecedor de energia

Escolher um fornecedor para comprar energia diretamente deve ficar mais comum daqui a dois anos, quando o governo vai iniciar o cronograma de abertura do chamado “mercado livre”. Nesse modelo, o preço, a quantidade, o prazo de fornecimento e até a fonte da energia são negociados e definidos em contrato. O cliente pode comprar diretamente das geradoras ou de comercializadoras, que são uma espécie de revendedores.

Ainda neste mês, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) terão que entregar uma proposta de cronograma para ampliar esse mercado.

Hoje, apenas grandes empresas consumidoras de eletricidade, como as indústrias, têm o direito de escolher de quem comprará energia. De acordo com dados da CCEE de novembro, quase 10 mil clientes operam no mercado livre, número que vem crescendo rapidamente desde 2015 (veja infográfico). O dado inclui os chamados “consumidores especiais”, que só podem fechar contratos com fontes incentivadas, como as eólicas. Para receber a energia, porém, eles precisam estar conectados a uma rede e pagar uma fatura separada pelo serviço da distribuidora, a chamada “tarifa fio”.

Confira o texto completo em: https://www.terra.com.br/economia/novas-regras-podem-abrir-caminho-para-consumidor-escolher-seu-proprio-fornecedor-de-energia,49b8074d5abae6fee5b930f7a74816f2mrr578cr.html