Para ONS, PIB mais forte vai exigir revisão do planejamento do setor

Para ONS, PIB mais forte vai exigir revisão do planejamento do setor

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, afirmou ontem que, se houver um crescimento maior que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos anos, será preciso rever o planejamento do setor elétrico. Ele, no entanto, assegurou que, mesmo com um crescimento além do previsto, o país dispõe de capacidade instalada suficiente para fazer frente a esse aumento.

“É esperado, e a torcida é por um crescimento do PIB maior”, afirmou ele. Se isso ocorrer”, continuou, “vamos ter que rever nosso planejamento.”

Ele explicou, porém, que, como os projetos eólicos e solares têm um processo relativamente rápido de construção, “mesmo que tenhamos um crescimento acelerado da economia, nossa capacidade instalada será capaz de fazer frente a esse crescimento”.

A previsão mais recente dos analistas consultados semanalmente pelo Banco Central para o boletim Focus aponta que a economia brasileira vai crescer, em média, 2,65% nos próximos quatro anos.

De acordo com o executivo, a carga prevista do país para 2019 é de 68.897 megawatts (MW) médios. Para 2023, a expectativa atual é de uma carga de 79.944 MW médios.