Para PSR, migração para ACL deve garantir mecanismos que evitem ‘crise de papel’

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Para PSR, migração para ACL deve garantir mecanismos que evitem ‘crise de papel’

Para PSR, migração para ACL deve garantir mecanismos que evitem ‘crise de papel’

Cronograma de migração proposto na CP 33 é razoável, mas poderia ser mais ousado, avalia consultoria.

A migração para o ambiente de contratação livre de energia, proposta na consulta pública para o novo modelo do setor elétrico, vai demandar a necessidade da criação de mecanismos robustos que garantam a sustentabilidade da abertura de mercado proposta. Por exemplo, os sinais de preços de um dos mercados pode apontar para um desequilíbrio aparente entre a oferta e a demanda, quando o sistema como um todo mostra o contrário. O alerta foi feito no Workshop PSR/CanalEnergia – Reforma do Setor Elétrico: entendendo a CP 33 e seus impactos para o setor, realizado nesta quarta-feira, 2 de agosto, no Rio de Janeiro.

De acordo com Gabriel Cunha, da PSR, essa ‘crise de papel’, poderá ocorrer com um mercado fragmentado aliado a uma dificuldade de migração de categoria. “O preço aumenta e indica uma necessidade de expansão do sistema, quando na verdade fisicamente ela não é necessária”, explica. Isto está ocorrendo atualmente, com uma sobreoferta no mercado regulado (sobrecontratação das distribuidoras) e insuficiência no mercado incentivado (alto prêmio negociado no mercado). Um antídoto para inibir essa crise seria um mecanismo para permitir que agentes ofertantes do regulado passassem para o livre.

O cronograma de migração poderia ter sido mais ousado, na opinião do consultor. A PSR já havia apresentado estudo feito para a Associação Brasileira de Comercialização de Energia com uma proposta de abertura do mercado. A maior limitação estudada que levou a prazos propostos similares aos da Consulta Pública seriam os contratos legados das distribuidoras. Os mecanismos propostos pelo Ministério que solucionariam a sobrecontratação poderiam levar a uma migração mais rápida, segundo Cunha.

Ele conta que o governo fez uma proposta conservadora, mas prudente, levando em consideração fatores como a necessidade de informar os consumidores, o desejo de sinalizar mudanças importantes para o setor com antecedência, e a necessidade de testar o arcabouço que sustentaria o processo de migração. “Teria abertura para acelerar o cronograma, o que já está previsto em lei, embora a gente entenda a prudência”, observa.

Outro ponto abordado foi a separação entre o lastro e a energia. Esse ponto, considerado um dos mais comentados na consulta, é considerado como positivo para a PSR. Na avaliação da consultoria, o lastro deve ser desenhado em conjunto com outros mecanismos e envolvendo profundo diálogo com o setor. Essa separação traria mais transparência no preço do lastro, o que seria útil para o planejador e o regulador.