Pesquisa inédita mostra que contas de gás e luz corroeram o orçamento das famílias brasileiras

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Pesquisa inédita mostra que contas de gás e luz corroeram o orçamento das famílias brasileiras

Pesquisa inédita mostra que contas de gás e luz corroeram o orçamento das famílias brasileiras

Para parte dos brasileiros está difícil de pagar as contas de luz e gás. Um levantamento inédito revela que a situação é ainda mais complicada. Segundo pesquisa encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), 40% da população brasileira deixa de comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos para poder pagar as contas de gás e luz.

Em novembro de 2021, o Ipec ouviu 2.002 brasileiros com mais de 16 anos de idade, de todas as regiões do país. Segundo a pesquisa, o gasto com gás e energia elétrica já compromete metade ou mais da renda de 46% das famílias – principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O aumento do botijão de gás é o mais sentido pela população: 52% dos entrevistados pelo Ipec dizem que, entre as fontes de energia, o gás é o que mais pesa no bolso.

Também de acordo com o levantamento, em todo o país, 22% da população reduziram a compra de alimentos básicos para continuar usando gás e energia elétrica. No Nordeste, o percentual sobe para 28%. Para economizar na conta de luz, quase metade dos entrevistados afirma ter adotado ações como tomar banho mais rápido e desligar as lâmpadas.

Confira o texto completo em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/01/02/pesquisa-inedita-mostra-que-a-conta-de-gas-e-de-luz-corroeram-o-orcamento-das-familias-brasileiras.ghtml