PLD cai 6,7% no submercado Nordeste

PLD cai 6,7% no submercado Nordeste

Redução foi puxada por queda no preço de combustível de usina térmica local.

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para a terceira semana de fevereiro atingiu R$ 159,77/MWh no submercado Nordeste, com redução de 6,7% em relação à semana anterior. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), essa baixa no preço foi provocada pela queda na cotação do combustível utilizado na usina térmica Porto do Pecém 1, no Ceará, cujo Custo Variável Unitário (CVU) é base para cálculo do PLD neste submercado.

Para os submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte, o PLD aumentou 8,1%, chegando a R$ 120,97/MWh. Nestes casos, o principal fator responsável pela alta no preço foi a diminuição no volume de afluências previstas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o que pode comprometer o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas da região.

O cálculo semanal do PLD é influenciado pelo nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas, pelas previsões de Energia Natural Afluente (ENA), pela projeção de consumo de energia no país, entre outros fatores.