Por atrasos em hidrelétricas, contas de luz devem subir ainda mais; alta já chega a 50%

Por atrasos em hidrelétricas, contas de luz devem subir ainda mais; alta já chega a 50%

Consumidores estão assustados com alta de até 50% na conta de luz que deve aumentar ainda mais com atraso na entrega de usinas hidrelétricas.

O Governo puniu os consórcios responsáveis pelas obras de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio.

A Agência Nacional de Energia Elétrica explicou que a decisão não é definitiva, e ainda aguarda um parecer da Advocacia Geral da União.

O presidente da Associação Nacional dos Consumidores, Carlos Faria, salientou que os trabalhos precisam ser acelerados.

“O Governo reduziria essa conta de saída em 1500 MW médios trazendo um alívio para a geração do sistema, uma redução do valor das térmicas, que é muito importante para o consumidor. (…) Fazer com que a gente saia dessa posição incômoda de ter uma das energias mais caras do mundo”, explicou.

O presidente da Associação Nacional dos Consumidores, Carlos Faria, lembrou que a crise hídrica também traz um impacto na conta de luz.

Em entrevista ao repórter Danillo Oliveira, o professor de energia da USP, Célio Berman ressaltou que o Governo cometeu uma série de erros.

“Estamos sofrendo uma sucessão de erros. Erros por parte da política energética do Governo, por parte da indefinição da lógica que deveria presidir as opções de geração de energia elétrica, que o Governo tome medidas que possam afastar ou reduzir os problemas que a gente vai enfrentar”, disse.

O professor Célio Berman aponta que o uso do bagaço de cana de açúcar poderia reduzir, no curto prazo, o impacto na conta de luz.

A repórter Mariana Grilli conversou com os consumidores que estão revoltados com a alta da energia.

A principal diferença na conta de energia foi sentida entre os meses de março e de abril.

Em meio à inflação em alta, o comércio também repassa o aumento da conta de luz para os consumidores.

Link: http://jovempan.uol.com.br/noticias/economia/por-atrasos-em-hidreletricas-contas-de-luz-devem-subir-ainda-mais-alta-ja-chega-50.html

Fonte: Cenários Consumidor