Preço da energia por custo é melhor do que por oferta, diz novo presidente da Abraceel

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Preço da energia por custo é melhor do que por oferta, diz novo presidente da Abraceel

Preço da energia por custo é melhor do que por oferta, diz novo presidente da Abraceel

O novo presidente da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), Rodrigo Ferreira, afirmou que a maior parte dos seus associados defende a manutenção da formação de preços da energia por custos no país, e não um modelo por ofertas entre os agentes, mas que sejam feitos aperfeiçoamentos que o façam refletir melhor a operação do sistema. Ferreira assumiu o comando da associação no último dia 24 de janeiro para um mandato de dois anos.

‘A gente acredita que os modelos de formação de preço por custo no Brasil funcionam desde que sejam aperfeiçoados. A justificativa mais gritante para essa tese é que hoje a gente está despachando mais ou menos 15 GW [gigawatts] de térmica a R$ 1.000/MWh e o PLD [Preço de Liquidação das Diferenças] custa na casa de R$ 60/MWh. Isso demonstra que tem alguma coisa errada. A gente tem absolutamente convicção de que um preço que reflita melhor o stress ou a falta de stress na operação é o mais adequado até para o consumidor’, disse em entrevista à Agência iNFRA.

Confira o texto completo em: https://www.agenciainfra.com/blog/preco-da-energia-por-custo-e-melhor-do-que-por-oferta-diz-novo-presidente-da-abraceel/