Quarentena pode deixar distribuidoras com sobras de energia de até 13%, diz CCEE

Quarentena pode deixar distribuidoras com sobras de energia de até 13%, diz CCEE

SÃO PAULO – Quarentenas adotadas pelo país para impedir a propagação do coronavírus devem resultar em sobras de energia contratada para concessionárias de distribuição de eletricidade, ao reduzir significativamente o consumo, disse nesta sexta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

“Cada mês de isolamento social ou quarentena implica em 0,8% de sobrecontratação das distribuidoras”, disse o presidente do conselho da CCEE, Rui Altieri, em conferência com jornalistas.

Ele projetou ainda que a retração econômica decorrente das medidas contra o vírus também deve gerar por si só um aumento de 0,8% na sobrecontratação das empresas de distribuição.

Com isso, a CCEE estima que as distribuidoras de eletricidade podem encerrar 2020 com em média 11% de sobrecontratação caso as quarentenas durem um mês, ou até 13% caso essas medidas sigam em vigor por três meses.

Pela regulação do setor, eventuais custos decorrentes de excesso de energia contratada podem ser repassados aos consumidores até um limite de 7%. A partir desse patamar, as sobras passam a poder gerar prejuízo para as concessionárias de distribuição.