Redução Voluntária da demanda pode ser oportunidade

Redução Voluntária da demanda pode ser oportunidade

Entre as medidas adotadas para mitigar a crise hídrica, o Governo Federal instituiu o Programa de Redução Voluntária da Demanda (RVD). Trata-se de uma iniciativa para incentivar os consumidores de energia do mercado livre a diminuírem o consumo espontaneamente, contribuindo para aliviar a demanda, durante o período crítico de escassez de chuvas e baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Para participar do programa, os consumidores  devem se comprometer em reduzir as demandas em 5 MW por períodos de 4 horas ou 7 horas. Caso não consiga oferecer essa quantidade, há a possibilidade de formar um bloco com outras empresas para atingir o volume mínimo requisitado.

A Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE) avalia positivamente o programa, por possibilitar que os usuários do sistema contribuam ativamente para o enfrentamento da crise. Além disso, a ANACE destaca que a iniciativa pode ser uma oportunidade de receber compensação financeira pela redução do consumo de eletricidade, medida apropriada para o momento de pressão sobre o orçamento das empresas.

Entretanto, a ANACE alerta os consumidores para a necessidade de planejar, detalhadamente, as atividades e rotinas de produção, para evitar o comprometimento da produtividade a ponto de tornar a adesão ao programa danosa à atividade econômica.