Relatório da consultoria do Senado aponta “impactos adversos” das atuais regras de GD

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Relatório da consultoria do Senado aponta “impactos adversos” das atuais regras de GD

Relatório da consultoria do Senado aponta “impactos adversos” das atuais regras de GD

Rutelly Silva defende mudanças propostas pela Aneel e aponta distorções na distribuição de custos entre consumidores de maior e menor poder aquisitivo

Estudo realizado pela Consultoria Legislativa do Senado sobre a proposta da Aneel de revisão das regras para sistemas de geração distribuída corrobora a posição da agência reguladora ao concluir que “as regras atuais do Sistema de Compensação de Energia Elétrica provocam impactos distributivos adversos e não estão aderentes ao conceito moderno de sustentabilidade.” A análise foi feita pelo consultor Rutelly Marques da Silva, que integra a área de Minas e Energia do Núcleo de Economia da casa. A revisão da norma atual está em fase de consulta pública pela agência.

O documento elaborado pelo servidor do Senado reconhece que a compensação da energia injetada na rede das distribuidoras por consumidores com micro e minissistemas de GD dá mais autonomia ao consumidor na gestão dos seus gastos com energia. No entanto, mesmo sendo um tendência mundial, a produção da própria energia traz efeitos indesejados no Brasil, em razão do modelo tarifário que unifica a cobrança das componentes energia e fio.

Segundo o estudo, o valor mínimo de disponibilidade pago por consumidores atendidos em baixa tensão no processo de compensação não remunera adequadamente o uso da rede das empresas. A diferença é custeada pelas distribuidoras e, principalmente, pelos demais consumidores e “o resultado é um impacto distributivo adverso, decorrente do fato de que consumidores de menor poder aquisitivo não têm condições econômicas e financeiras de instalar microgeração ou minigeração distribuída.”

A geração de energia por consumidores de menor porte é feita basicamente por sistemas solar fotovoltaicos, embora isso seja possível por meio de outras fontes renováveis. O sistema de compensação (net metering) permite ao consumidor receber créditos da energia elétrica que ele produziu durante o mês, mas não consumiu. Desse saldo positivo é abatida a taxa mínima, e o restante pode ser usado em até 60 meses. No segmento de baixa tensão, o valor mínimo faturado é de 30 kWh para ligações monofásicas; 50 kWh, para bifásicas e ou 100 kWh para ligações trifásicas. Para os consumidores de alta tensão, o custo de disponibilidade corresponde à demanda contratada.

A análise do Senado destaca as distorções do sistema de compensação, apontadas em documento da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap) do Ministério da Economia. Cita também cálculos da Aneel de que o custo dos subsídios à GD pode chegar a R$ 4,7 bilhões nos sistemas locais e a R$ 66 bilhões na micro e minigeração para consumo remoto entre 2020 e 2035.

“A microgeração e a minigeração distribuídas têm, indiscutivelmente, benefícios, inclusive ambientais, já que utilizam, em geral, fontes renováveis. Contudo, o aspecto ambiental não é suficiente para conferir características de sustentabilidade para o arranjo atual do Sistema de Compensação”, conclui o relatório.

Outro documento da Agência Internacional de Energia sobre o crescimento da fonte solar prevê que os custos da fonte continuarão a cair nos próximos anos. A AIE afirma, porém, que novas políticas e reformas de mercado devem ser implantadas  para equilibrar interesses conflitantes entre proprietários de instalações de geração solar, distribuidoras e consumidores no geral e, com isso, atrair investimentos, permitir remuneração para as redes e alocação justa de custos entre consumidores.

A  revisão de regras que a Aneel propõe é coerente com o diagnóstico da agência de energia e com o conceito moderno de sustentabilidade, afirma Rutelly Silva. O consultor lembra que entre as mudanças propostas pela agência está a que transfere custos alocados aos consumidores para as distribuidoras de energia elétrica.

Ele contesta a avaliação de que a proposta em consulta pública é um desestímulo a novos investimentos em micro e minigeração e afirma que o que vai acontecer na prática é o aumento do tempo para que o consumidor recupere o investimento. Isso pode reduzir o ritmo de crescimento de novos sistemas, mas o número de adesões continuará alto, já que o próprio custo da tarifa hoje é um incentivo à busca de alternativas desse tipo.

Há, no entanto, aperfeiçoamentos na regulação que a agência ainda terá de fazer, para valorizar adequadamente os benefícios e os ganhos da micro e da mini GD para distribuidoras e consumidores. Entre esses benefícios estão redução de perdas na rede, pela proximidade do consumo, e da necessidade de investimentos.