RVD é tema de reunião e de pesquisa

RVD é tema de reunião e de pesquisa

Em 23 de agosto, o governo federal definiu as regras para o “Programa de Redução Voluntária da Demanda”, uma das medidas propostas para mitigar a crise hídrica que dificulta a geração hidrelétrica no País. O programa, em caráter “excepcional e temporário”, tem sua duração prevista até abril de 2022 com o objetivo de incentivar a redução de consumo de eletrointensivos.
Vale destacar, que a ANACE, ao contribuir com a Consulta Pública MME 114/2021 sobre programa, alertou para os benefícios da necessária redução da demanda mínima de 30 MW para 5 MW como oferta mínima para a participação dos consumidores. A sugestão foi acatada nas regras publicadas pelo Governo, permitindo que mais empresas participem e contribuam com a mitigação da crise hídrica.

Conforme discutido no GT de 10/09/2021, os consumidores que participam do ACL e estão adimplentes na CCEE poderão se reunir para o oferecimento de propostas pertinentes à redução voluntária de demanda num mesmo submercado, atuando uma empresa dentre esses agentes como agregador de cargas para o atendimento dos requisitos exigidos. Com vistas a viabilizar uma composição entre os associados, a ANACE poderá atuar como interlocutor para a estruturação do agregador de cargas, contribuindo com a sua discussão e estruturação, tanto sob o aspecto técnico como jurídico. Para tanto, a ANACE realizará uma reunião específica para essa discussão. Aguarde a convocação!
Outro importante passo da ANACE é diagnosticar o interesse dos associados no programa, para entender quais as principais dúvidas e demandas. Participe da pesquisa por meio do link: https://bityli.com/RNa8i.