Secretário diz que Eletrobrás só deve ir para o Novo Mercado depois de 2018

Secretário diz que Eletrobrás só deve ir para o Novo Mercado depois de 2018

O Novo Mercado é o segmento que lista empresas que possuem, segundo os critérios da B3, os maiores níveis de governança corporativa

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, disse que a privatização da Eletrobrás não deve incluir o enquadramento nas regras do Novo Mercado da B3. Na avaliação dele, isso deve ficar para o futuro, pois não haveria tempo de concluir todo o processo ainda em 2018.

O Novo Mercado é o segmento que lista empresas que possuem, segundo os critérios da B3, os maiores níveis de governança corporativa entre aquelas de capital aberto.

Modelagem da privatização da Eletrobras é um processo extremamente complexo, afirma secretário.

“Há elementos que havíamos pensado, por exemplo, levar a Eletrobrás ao Novo Mercado. No nosso entendimento, na visão atual, isso ampliaria o cronograma e comprometeria os prazos que queremos”, afirmou, ao participar do 7º Encontro dos Associados da Associação dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine).

Governo enviará ao Congresso plano de privatização da Eletrobrás neste mês.

“Precisamos encaminhar tudo da maneira mais segura possível, para que não tenhamos nenhuma fragilidade ou processo judicial que comprometa os prazos. Esse é o esforço que estamos fazendo”, acrescentou.

O secretário-executivo acredita que o processo terá sido consolidado até o início de 2018, com a definição do modelo, proposta e a contratação do processo. “A operacionalização disso se dará ao longo tempo, isso ainda está sendo definido. Mas o importante é a clareza em relação ao processo.”