Sistema de baterias é a próxima alavanca para propagação das energias renováveis

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Sistema de baterias é a próxima alavanca para propagação das energias renováveis

Sistema de baterias é a próxima alavanca para propagação das energias renováveis

Gerações como a solar e a eólica já são importantes bases da matriz elétrica brasileira, mas a chamada intermitência (ação que se interrompe durante um intervalo de tempo e recomeça novamente) dessas produções sempre foi um obstáculo para um crescimento ainda mais intenso. No entanto, a expectativa é que o uso de baterias, fazendo o armazenamento da energia para o aproveitamento dela quando as usinas de fontes renováveis não estiverem operando, resolva esse empecilho e impulsione fortemente o desenvolvimento desse setor.

O segmento que deve ser mais favorecido neste primeiro momento é o da geração fotovoltaica. ‘O problema hoje não é mais produzir energia solar, é casar a curva de consumo com a geração e isso só pode ser feito com uma bateria’, argumenta o sócio-diretor da Noale Energia, Frederico Boschin. Ele projeta que em um horizonte de médio prazo, de quatro a cinco anos, a solução das baterias deve se tornar uma realidade difundida no Brasil para algumas aplicações.

Boschin frisa que uma das funções básicas desses equipamentos de armazenagem é fazer backup de energia. Ele detalha que nesse caso, em uma residência ou um edifício, por exemplo, a bateria não prestará o suprimento pleno de energia, mas poderá atender a necessidades emergenciais. Outra oportunidade apresentada é a geração de energia durante o dia por painéis fotovoltaicos, estocagem nas baterias, e utilização da eletricidade acumulada durante a noite.

Confira o texto completo em: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2021/12/826282-sistema-de-baterias-e-a-proxima-alavanca-para-propagacao-das-energias-renovaveis.html