‘Soluções definitivas estão sendo planejadas’, diz presidente da Eletronorte sobre apagão no AP

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • ‘Soluções definitivas estão sendo planejadas’, diz presidente da Eletronorte sobre apagão no AP

‘Soluções definitivas estão sendo planejadas’, diz presidente da Eletronorte sobre apagão no AP

Após 22 dias, foi anunciado o restabelecimento 100% da energia elétrica nas 13 das 16 cidades do Amapá atingidas pelo apagão e racionamento. Sobre o andamento das medidas definitivas para garantir a regularidade do serviço, o presidente da Eletronorte, Roberto Parucker, explicou que uma série de medidas estão sendo tomadas.

O chefe da estatal explicou que acompanha os trabalhos executados pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), concessionária responsável pelo serviço no estado.

Atualmente, o estado opera com dois transformadores, mas sem reserva caso um deles sofra uma avaria, como o incêndio que destruiu um dos equipamentos e deixou as cidades no escuro.

“Estamos trabalhando no cronograma da solução definitiva, mas tem muita coisa pra fazer, tem o terceiro transformador pra entrar. A LMTE precisa adquirir os dois transformadores que estão sendo substituídos. Nós precisamos de um sistema de ‘backup’, então as soluções provisórias foram tomadas, as soluções definitivas estão sendo planejadas e implementadas”, declarou.

Segundo relatório preliminar do Operador Nacional do Sistema (ONS), o terceiro transformador da Subestação Macapá vem de Boa Vista e a LMTE planejou ativá-lo até 7 de dezembro.

Tem um quarto transformador, segundo o ONS, que virá de uma subestação do Pará para repor o de Laranjal do Jari. Ambos os equipamentos são de subestações da Eletronorte.

Parucker também disse que o sistema está “seguro” e que opera com sobra de energia, reduzindo as chances de um novo apagão.

“Quando você trabalha com intempéries, sempre corre o risco de um raio, alguma coisa acontecer, mas o sistema está seguro hoje. E, como ele está, tem até sobra de energia no sentido de fazer frente a alguma anormalidade sistêmica”, completou.

O presidente ainda falou que a “crise não está contornada”, mas que medidas serão tomadas para evitar acidentes do tipo.

“De certa forma o que aconteceu no Amapá nos faz repensar o sistema e nos faz pesquisar os pontos de fragilidade do sistema e atuar no sentido de estabelecer soluções mais robustas”, ponderou.

Confira a notícia completa em: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/25/solucoes-definitivas-estao-sendo-planejadas-diz-presidente-da-eletronorte-sobre-apagao-no-ap.ghtml