Tarifa de energia em Rondônia é a quinta menor do país

Tarifa de energia em Rondônia é a quinta menor do país

A reunião pública da Agência Nacional de Energia Elétrica que ratificou a nova tarifa de energia de Rondônia derrubou o mito de que Rondônia tem uma das menores tarifas de energia do país. A nova tarifa, aprovada na terça-feira (7) é a quinta menor do país. Nos últimos 10 anos, enquanto os índices de preços IGPM e IPCA acumularam altas de 133% e 79,7% respectivamente, a tarifa residencial subiu 40%.

Para o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Efrain Cruz, a mudança na trajetória da tarifa vem acontecendo desde 2018. Segundo ele, por uma série de medidas na esfera regulatória, foi possível que a tarifa de energia, que até aquele ano acumulava alta acima da inflação (ver gráfico acima), passasse a ser reajustada sempre abaixo da inflação.

“Hoje, Rondônia tem a quinta tarifa mais barata do Brasil. Não figura mais entre as tarifas mais caras do país. O estado é um exemplo do reflexo positivo do que fizemos no ambiente tarifário”, disse.

Confira a notícia completa em: https://g1.globo.com/ro/rondonia/especial-publicitario/energisa/consumidor-consciente/noticia/2021/12/10/tarifa-de-energia-em-rondonia-e-a-quinta-menor-do-pais.ghtml