Uso político da questão energética é causa maior de incertezas no setor elétrico

Uso político da questão energética é causa maior de incertezas no setor elétrico

O uso político da questão energética é a principal causa das incertezas que rondam o setor elétrico brasileiro. Segundo especialistas, o repasse de 15% no custo da energia para o consumidor é mais uma prova de que o governo está perdido.

O reajuste, que pode acontecer ainda neste ano, se deve ao acionamento das usinas térmicas, por conta da falta de chuvas. Além dos custo das térmicas, a tarifa de energia teria que subir para financiar as despesas com subsídios e com o pagamento de indenizações.
O governo  tenta encontrar uma forma de pagar parte dessa conta, por meio do Tesouro Nacional, sem comprometer seu orçamento. O presidente da Anace, entidade que representa os consumidores de energia, Carlos Faria, criticou a politização da questão da eletricidade.
Já o professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP e ex-diretor da Petrobras analisou a falta de planejamento do sistema elétrico. Ildo Sauer lembrou que o Governo já deveria trabalhar com possibilidades de estiagem mais prolongada neste ano de 2014.
Pelos cálculos dos especialistas do setor o aumento na conta de luz deve ficar em torno de 15%. O custo pelo acionamento das térmicas deve variar entre R$ 10 bilhões e R$ 13 bilhões.

Fonte: 19/02/2014 Jovem Pan