Congresso está impondo ao país várias distorções nos projetos de transição energética

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Congresso está impondo ao país várias distorções nos projetos de transição energética

Congresso está impondo ao país várias distorções nos projetos de transição energética

As propostas para transição energética que tramitam geralmente não estão sozinhas, avançam carregando os famosos jabutis. Isso se tornou natural, mas é uma aberração. O Congresso não pode impor à sociedade brasileira tanta distorção.

Um caso concreto agora chega no Senado com uma adulteração completa do sentido inicial. É o projeto do marco regulatório das eólicas offshore, que foi aprovado na Câmara dos Deputados em novembro com duas regras que não fazem parte daquele universo: o preço de teto de gás para as usinas térmicas previstas na lei de privatização da Eletrobras e subsídio à manutenção das usinas térmicas a carvão no Sul do país até 2040.

Não é possível distorcer os projetos e deixar a transição de energia para o novo mundo, a nova economia, a economia verde, ser capturada pelos lobbies, principalmente pelos lobbies da energia suja.

Confira a íntegra da coluna em https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2024/03/congresso-esta-impondo-ao-pais-varias-distorcao-nos-projetos-de-transicao-energetica.ghtml

O Globo
11/03/2024