Conta de luz pode seguir com uma tarifa extra
A permanência das fracas chuvas até o final deste mês deve levar o País a enfrentar mais uma vez a bandeira vermelha patamar dois, ao longo do mês de novembro, o que adiciona R$ 3,50 à conta de luz a cada 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos. “A continuar com o mesmo desenho que temos até agora, se aponta para a manutenção da bandeira vermelha patamar dois”, disse nesta sexta-feira (20), o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu
Rufino. As bandeiras tarifárias geram custo extra para os consumidores quando saem do nível verde para o amarelo ou para a bandeira vermelha, que tem dois patamares.
Eletrobras
O governo Federal projeta para o orçamento da União em 2018 uma arrecadação de R$ 7,7 bilhões com o processo de privatização da Eletrobras, segundo o ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa. “Estamos investindo (na ideia de privatização) para trazer resultado e criar uma corporação”, disse, pontuando que nenhum acionista terá mais de 10% do controle. O dinheiro ingressará no governo por meio do pagamento pela Eletrobras de um bônus em troca de contratos mais vantajosos. A estatal obterá o montante para o pagamento com uma oferta de ações que reduzirá a União a uma fatia minoritária na companhia. Os recursos da privatização devem ajudar o governo federal a tentar cumprir suas metas orçamentárias.